Já ouviste falar em poluição? Sabes o que é? Nós vamos explicar-te... A poluição pode ser considerada a libertação de elementos, radiações, vibrações, ruídos e substâncias ou agentes contaminantes num ambiente, prejudicando os ecossistemas biológicos ou os seres humanos. Existem vários tipos de poluição, que são:
Os vários tipos de poluição
Poluição atmosférica
Poluição do solo
Poluição hídrica
Poluição sonora
Poluição visual
Para compreenderes melhor de que se trata cada um destes tipos de poluição vamos informar-te melhor acerca deles..
P: O que é a poluição atmosférica ?
R: A poluição atmosférica é a emissão de substâncias poluentes (poeiras, gases, fumos, odores, vapores e partículas sólidas) na atmosfera.
P: O que é a poluição do solo ?
R: A poluição do solo afecta sobretudo a camada superficial da crosta terrestre. É causada pelos resíduos do lixo doméstico e pelos pesticidas e fertilizantes usados na agricultura.
P: O que é a poluição hídrica ? R: Poluição das águas é um tipo de poluição causado pelo lançamento de esgoto residencial ou industrial não tratados em cursos de água (rios, lagos ou mares) ou ainda pelo lançamento de fertilizantes agrícolas, em quantidade demasiado alta que o corpo da água não pode absorver naturalmente. A poluição altera as características da água enquanto a contaminação pode afectar a saúde do consumidor da água. Assim uma água pode estar poluída sem estar contaminada.
P: O que é a poluição sonora?
R: A poluição sonora é o efeito provocado pela difusão do som num tom demasiado alto, sendo o mesmo muito acima do tolerável pelos organismos vivos, no meio ambiente. Dependendo da sua intensidade, causa danos irreversíveis nos seres humanos.
P: O que é a poluição visual?
R: Dá-se o nome de poluição visual ao excesso de elementos ligados à comunicação visual (como cartazes, anúncios, propagandas, placas, etc.) e graffitis dispostos em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais. Acredita-se que, além de promover o desconforto espacial e visual daqueles que passam por estes locais, este excesso desembeleza as cidades modernas.